Público alvo x Persona

Independentemente do tipo de negócio que você pretende atuar, seja ele digital ou físico, é fundamental entender o que é a persona de um negócio.

Isso porque muitas pessoas confundem persona com público alvo e acabam montando uma estratégia de marketing que não atinge as expectativas esperadas.

Pensando nisso resolvemos trazer, através desse conteúdo, dicas muito importantes que irão ajudar você a ter uma persona bem definida e, com isso, aumentar consideravelmente o poder estratégico da sua empresa.

Se interessou? Então não deixe para depois e comece agora mesmo a leitura desse conteúdo.

Vamos lá!

Qual a diferença entre persona e público alvo?

Como dito anteriormente, muitas pessoas não sabem a diferença entre persona e público alvo e isso acaba atrapalhando as decisões estratégicas da empresa voltadas para o marketing de conteúdo.

Primeiramente, entenda que o público alvo é, digamos, as pessoas que se interessam pelo seu produto.

Se você vende, por exemplo, um produto natural para perder barriga. Logo seu público alvo são todas as pessoas que desejam perder barriga.

Já a persona é a descrição do seu cliente fictício ideal e, para criar sua persona você precisa entender o seu produto, veja o exemplo abaixo:

Persona

Maria, com 22 anos, não tem tempo para ir a academia devido ao trabalho e nas horas livres está estudando, mas gostaria de perder barriga sem precisar se exercitar.

Perceba que esse seria o cliente ideal para o negócio, pois tudo o que a empresa quer são pessoas como a “Maria”, que não podem perder barriga com exercícios físicos.

Por que é importante criar uma persona

Você deve estar pensando, se eu conheço meu público alvo, por que deveria me preocupar em criar, ou descobrir, a persona do meu negócio?

A resposta é simples, isso irá fazer você rever a forma como se comunica com seu público. A partir do momento que você define uma persona, automaticamente você irá:

  • Criar estratégias assertivas
  • Definir métricas
  • Aumentar o alcance do seu negócio

Melhor que tudo isso, irá economizar dinheiro em campanhas publicitárias, pois elas irão ser direcionadas para um determinado tipo de público que está, é claro, segmentado de acordo com a persona que você criou.

Como criar uma persona

Para criar uma persona para seu negócio você precisa analisar diversos dados referente ao que sua empresa, ou negócio, propõe oferecer.

Uma boa maneira de fazer isso é olhar para o seu produto (Aquilo que você quer promover) e pensar: Quem vai se interessar por isso?

Essa é a pergunta chave para criar uma persona, afinal seu cliente ideal precisa se interessar pelo seu produto.

Com isso em mente, novas perguntas surgirão, veja abaixo um pequeno questionário que você poderá utilizar como exemplo:

  • Sexo do meu cliente ideal
  • Idade do cliente
  • Região
  • Hobbies
  • Trabalho

Lembre-se sempre de responder cada uma das perguntas com base no seu produto, fazendo isso você poderá chegar a seguinte resposta:

Persona do negócio

Mulher, 22 anos, mora em São Paulo, gosta de ir para academia à noite e não gosta de locais lotados. Trabalha com marketing digital.

Digamos que esse é o seu cliente ideal, agora pense: Como você deveria se comunicar com essa pessoa? 

Pois, é dessa maneira que você conseguirá chamar a atenção de todo o público alvo do seu negócio.

Conclusão

Agora que você já sabe a diferença entre persona e público alvo e, também, aprendeu a definir uma boa persona, com certeza deve estar planejando sua próxima ação.

Então, o conteúdo foi útil, lembre-se que estamos sempre trazendo novidades e dicas como essas, portanto, continue nos acompanhando para não perder nada.

Até mais!

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