O que é SEO e SEM? | O debate SEO vs. SEM

SEO

SEO, que significa otimização de mecanismos de pesquisa , é uma estratégia de marketing online que visa fazer com que seu site apareça mais nos resultados dos mecanismos de pesquisa organicamente. 

Quando digo organicamente, quero dizer que você não paga para aparecer nos motores de busca como faria com um anúncio. Em vez disso, você otimiza seu site para palavras-chave, ganha backlinks, trabalha no lado técnico do seu site e faz outras tarefas não pagas que ajudam você a ter uma classificação mais alta. 

Se você fizer parceria com uma agência para sua estratégia de SEO, você pagará a essa agência pelo trabalho dela. E mesmo que você faça SEO por conta própria , provavelmente terá que pensar no custo de todas as ferramentas que usa, no tempo que você ou sua equipe leva para fazer o trabalho e quaisquer outros fatores que afetam seus negócios. Mas você ainda não está pagando diretamente a um mecanismo de pesquisa pela sua listagem. 

SEM

Você pode ouvir duas explicações diferentes sobre SEM, ou marketing de mecanismo de pesquisa . A primeira é que SEM é uma espécie de termo genérico para estratégias pagas e orgânicas que enviam tráfego para seu site a partir de mecanismos de pesquisa. Com essa explicação, o SEO cairia sob o guarda-chuva do SEM. A segunda explicação, que é usada mais comumente agora, define SEM como uma tática paga que coloca seu site nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). 

Hoje, marketing de busca é praticamente sinônimo de publicidade pay-per-click (PPC) em mecanismos de busca, então é assim que vou defini-lo neste vídeo. SEM é uma estratégia de marketing digital na qual você paga por anúncios nas SERPs. 

Vou cobrir algumas semelhanças e diferenças entre SEO e SEM neste vídeo, então não vá a lugar nenhum.

SEO x SEM

Como eu disse, a maior diferença entre SEO e SEM é que SEM depende de anúncios pagos e SEO se concentra em táticas orgânicas para colocar seu site nos mecanismos de busca. 

Acredite ou não, as palavras-chave são uma parte importante de SEO e SEM. 

Palavras-chave

Com SEO, você cria conteúdo usando uma palavra-chave de destino e palavras-chave relacionadas. Essas palavras-chave, entre outros fatores , ajudam os mecanismos de pesquisa a entender sobre o que são suas páginas para que elas apareçam nas consultas certas. 

Para uma campanha SEM , você pode fazer lances em determinadas palavras-chave relacionadas à sua empresa e aparecer acima dos resultados de pesquisa orgânica para essas palavras-chave. Além da segmentação por palavras-chave, sua campanha SEM pode alcançar pessoas com base em dados demográficos, interações anteriores com sua empresa e muito mais. 

Se eu pesquisar no Google usando a palavra-chave “ajudar a casa à prova de intempéries”, por exemplo, vejo uma página de resultados que inclui anúncios segmentados por palavras-chave e conteúdo orgânico sobre climatização. 

Agora, embora você possa usar SEO ou SEM para aparecer nos resultados da pesquisa, leva um pouco mais de tempo para a otimização de palavras-chave de SEO entrar em ação. Mais sobre isso a seguir. 

Tempo

SEO leva tempo . Não existe um botão mágico que faça sua estratégia funcionar imediatamente. Pode levar seis meses ou mais para você começar a ver resultados de SEO significativos, especialmente se o seu site for novo ou se você nunca fez SEO antes. 

O SEM, por outro lado, pode começar a obter resultados logo após o lançamento do seu anúncio. É uma ótima estratégia para gerar resultados em um curto período de tempo. Mas o que acontece quando você gasta todo o seu orçamento de PPC ou sua campanha termina? Os resultados param. Seus anúncios não estão mais nos resultados da pesquisa.  

Digite SEO. Embora possa levar algum tempo para o SEO funcionar, uma vez que ele comece a funcionar, você poderá continuar a ver os resultados sem investir cada vez mais dinheiro em uma campanha. 

Tenha em mente que SEO requer manutenção contínua . Só porque seu site foi o melhor resultado uma vez não significa que ele sempre estará no topo. Você precisa otimizar regularmente suas páginas para ficar à frente das atualizações dos mecanismos de pesquisa e do que seus concorrentes estão fazendo. 

Mas seu site não desaparece apenas dos resultados de pesquisa como um anúncio faria depois que você o otimizasse. Ele pode continuar ocupando o primeiro lugar, ganhando tráfego de página valioso e fornecendo conteúdo que ajuda a criar confiança com seu público online. 

Então, qual é a escolha certa para você no debate SEO vs. SEM? 

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