Ideias para ter em mente ao projetar interfaces de usuário

Vou falar sobre alguns conceitos de design de interação e melhores práticas que, quando aplicados, resultarão na criação de ótimas UIs. O que é uma boa interface de usuário? Ao ler as ideias a seguir, você verá dois temas recorrentes: Facilidade de uso e simplicidade.

Navalha de Ockham e beijo

A navalha de Ockham (ou navalha de Occam) pode ser resumida da seguinte forma: Ao resolver um problema que tem mais de uma solução possível, a solução mais simples é melhor e provavelmente a correta. No contexto do design de interface do usuário (UID), isso significa que o usuário deve ser capaz de fazer o que precisa ser feito com a quantidade mínima de ações necessárias, e que uma interface simples é melhor do que uma mais complicada. Um princípio intimamente relacionado é o princípio KISS.

O princípio KISS defende a ideia de que um design conciso e fácil de entender é melhor para o usuário. KISS é um acrônimo para “keep it simple, estúpido”, ou as variações mais educadas “keep it short and simple” e “keep it simple and direct”. Use padrões de design comuns para evitar confusão e maximizar a familiaridade.

Compreensão é melhor que memorização

Um UID eficaz não sobrecarrega o usuário com a tarefa de memorizar como a interface deve funcionar. Um dos principais papéis dos designers é tornar a interface intuitiva e direta. Alguns exemplos de técnicas e componentes que ajudam as pessoas a entender uma interface do usuário:

  • Dicas visuais (como ícones)
  • Metáforas
  • Ilustrações comentadas
  • Demonstrações e passo a passo
  • Dicas em linha

Quando projetamos interfaces otimizadas para compreensão, nossos usuários poderão aprender e reutilizar a interface do usuário com mais eficiência.

Dicas visuais como ícones ajudam as pessoas a entender os elementos da interface mais rapidamente.

Não faça os usuários pensarem

Este princípio de design destaca a importância da clareza e auto-evidência nas interfaces do usuário. Em outras palavras, uma interação eficaz é aquela que não requer uma quantidade significativa de poder cerebral para ser descoberta. Ações complexas devem ser evitadas.

As interações não devem ser mentalmente onerosas. O layout e os agrupamentos de elementos devem ser racionalmente sólidos. Este princípio é de um livro de usabilidade intitulado Don’t Make Me Think de Steve Krug.

Omitir elementos desnecessários

As interfaces de usuário devem ter apenas elementos essenciais. Nada mais e nada menos. Podemos conseguir isso por meio do reducionismo, divulgação progressiva , seguindo a regra 80-20 e assim por diante.

Otimize a relação sinal-ruído

Em certos casos, as UIs podem ter elementos importantes (sinais) e não tão importantes (ruído). Devemos nos concentrar em aumentar o sinal e evitar ruídos.

Redação é Design de Interface

Você já ouviu isso muitas vezes: o conteúdo é muito importante e é um componente crucial das interfaces de usuário.

Essa ideia é discutida no livro Getting Real , de Jason Fried.

Testado e verdadeiro é melhor que novo

Não se esforce para inovar por ser diferente. Você deve escolher elementos de interface que tenham se comprovado no passado.

No entanto, você também deve testar novas ideias de design para componentes de interface que sejam questionáveis ou inconclusivamente eficazes.

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