Passo 1: Escolha um problema para resolver
Certa vez, fiz uma entrevista com Neil Patel, fundador da Crazy Egg e KISSmetrics.
Fiz a ele esta pergunta: “Quais são as coisas mais importantes que as pessoas que desejam iniciar um negócio online devem estar cientes?” Aqui está um conselho dessa entrevista que realmente me fez pensar:
“A primeira coisa que você deve estar ciente é esta: não crie uma ideia que você só quer criar, crie um negócio que resolva um problema único que as pessoas estão enfrentando agora e estão dispostas a pagar para resolver isto. Esta é a primeira coisa que você deve estar ciente, porque se você não for capaz de fazer isso, você não será capaz de criar um negócio que está indo bem.”
Muitas pessoas perdem essa coisa muito importante. Para ganhar dinheiro com qualquer produto, você precisa encontrar e resolver um problema real. Não é sobre o que você acha que seria legal, é sobre o que seus clientes em potencial realmente precisam e estão dispostos a pagar.
Passo 2: Valide a ideia do E-book
Mesmo que você tenha encontrado um bom problema para resolver, um assunto de e-book que você acha que as pessoas pagarão para resolver uma lacuna de conhecimento que elas têm, você ainda pode estar no caminho errado porque não é fácil prever o que as pessoas realmente precisa. Você não quer gastar seu valioso tempo e recursos construindo algo que ninguém quer. Um e-book pode levar semanas ou meses para ser produzido, por isso é importante que o esforço possa produzir um bom resultado para você.
É por isso que você deve validar a ideia do e-book antes de começar a trabalhar seriamente nele.
Como validar de forma rápida e acessível uma ideia de e-book
A maneira mais fácil de ver se alguém está realmente interessado em sua ideia de e-book é fazer isso:
- Crie uma página de destino que descreva seu e-book em potencial.
- Tenha um formulário de inscrição por e-mail para pessoas interessadas no e-book e que desejam saber quando ele será lançado. Você pode usar um serviço de email marketing para isso, que discutirei no final deste guia.
- Direcione o tráfego para essa página de destino da melhor maneira possível, por meio de mídia social, guest posts em sites populares em seu nicho, enviando e-mails para seus amigos, pedindo aos líderes do setor que compartilhem sua página de destino em suas contas de mídia social e assim por diante.
- Avalie os resultados.
É importante entender que você não pode esperar vender muitas cópias do seu e-book se você não consegue nem mesmo fazer com que as pessoas se inscrevam em uma lista de e-mail gratuita.
No entanto, se você conseguir 100-200 assinantes , isso é uma indicação sólida de que há pelo menos algum interesse em sua ideia de e-book e que pode ser bom seguir em frente.
Etapa 3: crie uma lista de e-mail o mais rápido possível
Muitas pessoas cometem o erro de tentar vender algo para seus clientes em potencial logo de cara. Nathan Barry explica muito bem esse erro:
Imagine que você e eu nos encontramos pela primeira vez na rua.
Após uma rápida introdução, pergunto: “Por acaso você trabalha com software?” “Sim, eu sou um desenvolvedor.” você responde. “Perfeito! Acabei de escrever um livro sobre como projetar melhores aplicativos da web.
Você gostaria de comprá-lo?” Quantas cópias você acha que eu poderia vender dessa maneira? Nesse momento você provavelmente está pensando que acabamos de nos conhecer 30 segundos antes e você não tem motivos para confiar em mim. Que indicações você tem de que eu saiba alguma coisa sobre design de software?
Provavelmente é um bom momento para dizer algo evasivo como “Vou dar uma olhada” e encontrar uma saída para a conversa. Esse cenário parece completamente ridículo quando descrito como um encontro pessoal, mas na verdade acontece o tempo todo online.
As pessoas tendem a comprar coisas de indivíduos e empresas em que confiam . Você provavelmente não conseguirá que alguém confie em você bombardeando-os com intermináveis discursos de vendas.
As pessoas confiam naqueles de nós que se provam agregando valor por um longo período de tempo. Somente quando você ganha essa confiança você pode esperar vender alguma coisa. O email marketing é uma excelente maneira de construir confiança ao longo do tempo. Você oferece às pessoas algo valioso como um incentivo opt-in para sua lista de e-mail (e-book gratuito, recursos de design, vídeos, cursos, etc.) certifique-se de que cada mensagem agregue pelo menos um pouco de valor aos seus assinantes.
Você só faz sua oferta depois de ter dado aos seus assinantes muito material valioso gratuito. Boas notícias: você pode automatizar todo esse processo. Você só precisa criar conteúdo e configurar uma sequência de autoresponder uma vez.
Então, você pode se concentrar em direcionar tráfego para sua página de destino e obter mais assinantes, e sua sequência de autoresponder cuidará de toda a parte de pré-venda.